Desenvolvido por Arquitetas Invisíveis © | 2015

INÍCIO

INÍCIO

QUEM  SOMOS

QUEM  SOMOS

AS

MULHERES

AS

MULHERES

 

GALERIA

 

GALERIA

 

REVISTA

 

REVISTA

HORA

DO CAFÉ

O TRAÇO

É DELAS

 

DOWNLOAD

 

DOWNLOAD

 

CONTATO

TRAJETÓRIA

 

O Coletivo Arquitetas Invisíveis é uma ação que busca promover a igualdade de gênero dentro do âmbito da arquitetura e do urbanismo, por meio do reconhecimento e divulgação da vida e obra de arquitetas desprestigiadas pela história. Criado por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, a primeira iniciativa do grupo foi no sentido de ampliar o repertório dos estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo e, ao mesmo tempo, incitar a discussão sobre gênero no meio acadêmico e profissional.

O Arquitetas Invisíveis foi oficialmente inaugurado dia 8 de março de 2014, em homenagem ao dia internacional da mulher, e usou o facebook para alcançar estudantes e profissionais de arquitetura do Brasil.

Alguns meses após o lançamento da página foi realizada a primeira exposição física do material produzido pelo coletivo.

Em paralelo à exposição, foram organizadas palestras, mesas redondas, oficinas, exibição de filmes e documentários, que buscaram compreender melhor a relação entre gênero e atuação profissional, o papel das mulheres na arquitetura.

Em março de 2015, em homenagem ao mês da mulher, o coletivo Arquitetas Invisíveis publicou junto ao site ArchDaily (em português, inglês e espanhol) um compilado sobre a extensão de nossa pesquisa, apresentando 48 mulheres.

 

LINHA DO TEMPO 

 

  • Dezembro de 2013: primeiras conversas sobre criar um grupo que discutisse gênero dentro da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília.

  • Janeiro de 2014: início das pesquisas e levantamento de dados.

  • Fevereiro de 2014: início do projeto de diagramação e logomarca, além da escolha do nome Arquitetas Invisíveis

  • Março de 2014: inauguração da página do facebook, plataforma que foi escolhida primeiramente para divulgar as 21 arquitetas que haviam sido catalogadas.

  • Agosto de 2014: início da organização da exposição física e da Semana Arquitetas Invisíveis.

  • Novembro de 2014: inauguração da exposição física trazendo 26 arquitetas, que contou com a presença de mais de 600 pessoas ao longo de uma semana. A Semana Arquitetas Invisíveis, que contou com diversas atividades na área de arquiteta e gênero aconteceu paralelamente à exposição, ambas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília –FAU/UnB.

  • Março de 2015: publicação junto ao ArchDaily trazendo 48 arquitetas em homenagem ao mês da mulher. Primeiras publicações em inglês e em espanhol, também nos sites do ArchDaily.

 

 

TRAJETÓRIA

AS

FUNDADORAS

 

PARCERIAS

 

TRAJETÓRIA