INÍCIO

QUEM  SOMOS

AS

MULHERES

 

GALERIA

 

REVISTA

O TRAÇO

É DELAS

 

DOWNLOAD

 

CONTATO

Charlotte Perriand

 

PIONEIRAS

 

País de origem: França

Nascimento: 1903

Morte: 1999

Formação: Escole de L’Union Centrale de Arts Decoratifs, Paris

Locais de atuação: França

Projetos Selecionados:

  • 1928 - “B306 Chaise Longue”

  • 1954 - “Chaise Ombre”

  • 1957 - Escritório Air France

  • LC2 Grand Confort

  • LC7 Swivel Chair

Curiosidades: Nascida em 1903, na França, a arquiteta Charlotte Perriand formou-se em seu país de origem e viveu até 1999.

Atuou profissionalmente não só na sua terra natal, mas também no Japão, no Vietnã e no Brasil.

Charlotte Perriand é conhecida pelo seu trabalho em parceria com o arquiteto Le Corbusier. No início de sua carreira, após se candidatar para uma vaga no escritório do já famoso arquiteto e ser rejeitada com a famosa frase “Nós não empregamos bordadeiras aqui”, Charlotte Perriand reformou seu apartamento com um grande móvel em alumínio, vidro e cromo. Expôs esse trabalho em um salão e recebeu reconhecimento, inclusive do parceiro de Le Corbusier, Pierre Jeanneret. Os arquitetos reconsideraram sua decisão e a contrataram para projetar o mobiliário e o interior de seus projetos.

A partir dos anos 30, Perriand passou a focar seu trabalho em interesses sociais, em busca de projetos igualitários e populares. Participou de algumas associações de artistas, sendo mais tarde uma das fundadoras da ‘União de Artistas Modernos’. Seguindo esse caráter popular, passou a substituir o cromo, material caro na época, por materiais usados na arquitetura vernacular, tais como madeira e bambu (materiais inovadores para a época). Fez uso ainda de técnicas de construção manufaturada, visando desenvolver móveis e objetos arquitetônicos acessíveis, funcionais e atraentes para as populações menos favorecidas. Nos anos 50 morou no Rio de Janeiro. Era amiga de Lucio Costa e encantada pelas madeiras brasileiras.

 

PIONEIRAS

NAS

SOMBRAS

 

ARQUITETAS

 

URBANISMO

 

PAISAGISMO

TRABALHO

SOCIAL

ARQUITETURA

SUSTENTÁVEL

Desenvolvido por Arquitetas Invisíveis © | 2015